Estranhamente culpada... Síndrome do Segundo Filho

Bom Dia Meninaaaaas!!!
Hoje to afim de dividir com vcs um sentimento que "quase" todas as mamães de segunda viagem sentem, pelo menos quase todas que eu conheço dividem comigo as mesmas angustias em relação ao segundo filho. Existe um sentimento quase de "culpa" que nos ronda, e por mais que as vezes não aceitamos sentirmos isso, SIM ele existe, e as vezes pode até prejudicar na relação Primogênito X Bebê.


No meu caso, desejamos muito nosso segundo filho, acreditamos que era o momento certo do Davi ganhar um irmão, começamos a tentar inicio de 2012, tive uma gravidez em Março e em Julho, porem tive 2 abortos espontâneos... E quando pensei em desistir, descobri em Setembro estar grávida novamente =) na hora foi só alegria, como havia um histórico de perdas preferi ficar quietinha, e só contamos em novembro para os amigos, e em dezembro descobrimos que Davi ganharia uma Irmã... a nossa princesa Mariah.
Pronto a família estava completa, e conforme o tempo foi passando a gestação caminhando, começaram a surgir certos sentimentos que antes nem faziam sentido para mim como mãe... Desde a compra do enxoval, Como a simples questão:
"O que aproveitar do enxoval do Davi???"  
"Fazer ou não o Chá de bebê, se não fiz para o Davi???" 
 E pra mim que trabalho em casa e tenho uma rotina com Davi, fico imaginando... Como vou dar conta da Mariah recém nascida e fazer coisas rotineiras como sentar no chão para brincar com Davi, assistir seu desenho favorito grudadinho, fazer ele dormir contando historias... 


 Pois quem é mãe de segunda viagem sabe bem que a Maternidade nos primeiros 3 meses de vida do bebê deixa nossa rotina de cabeça pra baixo... Isso considerando que Davi não me deu muito trabalho... Ele não tinha aquelas cólicas interminaveis que já presenciei meus sobrinhos tendo... enfim, a diferença é tanta na segunda gestação que só hoje (com 23 semanas) me dei conta de que a rotina é completamente diferente da gestação do Davi, Conversar com a Mariah, alisar minha barriga, contar historias e cantar pra ela, isso hoje é muito difícil, quando vejo o dia passou, e acabei não curtindo esse momento tão lindo que é a gestação.


É tão estranho ficar se cobrando coisas que parecem até sem sentido para quem não tem nenhum filho ou quem não está gravida do segundo, mas as mamães que eu conheço que estão grávidas do segundo ou que já tiveram a mesma experiência, dividem comigo a mesma "angustia" de como fazer para seu primogênito não sentir tanto a chegada do irmão, e como o irmão que ta chegando agora sentir-se tão amado quanto o primeiro!!! Essa tarefa é bem difícil, ainda mais eu que sou caçula, não tenho nenhum trauma de ver um irmão crescer na barriga da minha mãe, e nem algum de meus irmão precisarem de mais atenção que eu na infância... mas sei que existe, e talvez como agirmos neste momento a criança pode levar pra vida toda...

O Jeito é buscar experiências, ler bastante, praticar a paciência, pois tenho a certeza que o amor vence todas as angustias, e quando Mariah nascer vamos ter noção se a tarefa é muito difícil ou simplesmente assustadora... hahaha, espero poder encontrar tempo para Postar como foi a nossa experiência!

Separei algumas matérias relacionadas a chegada do segundo filho:
A Chegada do Segundo Filho - Revista Crescer
Segundo Filho - Bebê.com
Esperando o segundo Filho - Guia do Bebê 

E você já passou por isso??? conte-me sua experiência!


4 comentários:

  1. Acredito e Adorei saber que isso tbm existe, pois eu consigo sentir tudo oq emocionalmente existe numa gestação kkkkk ainda estou auto tratamento da primeira maternidade, vou ter que esperar mtoooo pela segunda, senão vou ficar piradinha kkkkkk....espero que vc encontre uma saída para ficar livre desse sentimento. Bjo Laura Mascarenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, adorei te-la por aqui, a maternidade é algo que nos completa né... sempre vejo isso em suas fotos com o Miguel, vcs tem uma sintonia incrivel =)) Acredito que nós encontraremos uma solução para os 2 se sentirem amados igualmente... pois assim serão! beijooo e volte sempre!

      Excluir
  2. Ain amore, eu na segunda gestação ficava preocupada, parecia que eu não curtia tanto quanto curti a primeira. Fui primeiramente presenteada com minha princesa, sempre sonhei com uma boneca minha... Mili veio para me fazer amar make, biju e tudo mais! Ai depois de 4 anos me vem o Caio, tão diferente. Porém apesar de achar que eu era meio nem ai com a 2ª gestação, fui percebendo que mãe é mãe e Graças a DEUS estou dando conta do recado. É maravilhoso ver o amor e carinho que meus pequenos tem entre si, e isso começou na gestação... Enfim, nosso príncipe está prestes a completar seu primeiro aninho, e a mesmo nunca tendo feito nenhum dos 5 aniversários da Mili em um buffet, vamos fazer o do Caio e ela diz, que a festa é do Caio mas é pra ela! Mili minha princesa linda, Caio meu príncipe encantador ... Sou uma mulher completa, uma mãe realizada!!! PS: de vez em qndo dou uma surtada, mas nada q um sorriso ou um carinho deles ñ me renove!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é vdd Camila, acredito que não há mãe que não sinta esse desconforto, mas no final tudo se ajeitará e veremos que tudo não passou de um sentimento regado pelos hormonios da gravidez, que transformam todos os "inhos" em "nhãoO" e logo estaremos curtinhdo a dadiva que é ter 2 filhos =))

      Excluir

Adoro entrar no Blog e ver que vc Compareceu por aqui =)